Hallo Leute! Wie geht’s?
A experiência de se mudar para um outro país é sem dúvidas exigente. Familiarizar-se com uma nova língua, encontrar as condições ideais de moradia, lidar com as despesas, arriscar novas amizades e contatos… tudo requer grande certeza e preparação!
Mas e quanto aos empecilhos para os quais não podemos nos preparar, como a eventualidade de nos machucarmos ou adoecermos? Apesar de imprevisíveis, existe uma solução! Hoje, vamos te apresentar tudo que você precisa saber sobre o seguro-saúde na Alemanha!
Sobre o seguro-saúde alemão
Na Alemanha, o seguro-saúde é obrigatório para todos aqueles que se encontram dentro do país. Por incrível que pareça, essa definição é bastante literal! Desde nativos a estrangeiros, a obrigatoriedade do seguro-saúde é válida para todos aqueles que desejam ir à Alemanha e/ou nela permanecer. Isso se dá por um decreto do próprio governo alemão que vigora desde os anos 1880: ao tornar o seguro imprescindível e ao longo dos anos assegurar sua qualidade.
O funcionamento do seguro-saúde alemão
Apesar de ser inteiramente pago, o valor do Krankenversicherung (o seguro-saúde) é estabelecido de acordo com as condições financeiras, histórico de saúde e idade de cada cidadão. O seguro é disponibilizado tanto como parte do sistema de segurança social alemão (Gesetzliche Krankenversicherung – GKV; seguro-saúde estatal) quanto pela iniciativa privada (Private Krankenversicherung – PKV; seguro-saúde privado).
Mais de 80% da população alemã é adepta do seguro estatal – aceito, inclusive, nos demais países da União Europeia. Porém, alguns grupos de pessoas tem a obrigatoriedade de escolher o PKV, como trabalhadores independentes, funcionários públicos e todos os assalariados com um salário superior ao limite do seguro obrigatório de 69.300 Euros por ano.
Fora essas exceções, a escolha do prestador do seguro-saúde (gesetzlich ou privat) é livre e o valor do seguro é descontado diretamente do salário.
Atenção! Turistas não são elegíveis para o GKV, pois faz-se necessário ter, primeiramente, um emprego na Alemanha.
Cobertura e atendimento
Enquanto os serviços privados dispõem de maior flexibilidade quanto à escolha de médicos, serviços e horários marcados, o GKV depende de uma fila de espera que pode, em algumas regiões, durar meses, dependendo do médico/procedimento desejado.
Para atendimentos comuns, porém, a espera é razoável. A elektronische Gesundheitskarte (o cartão do seguro-saúde eletrônico) será pedida na recepção para que a consulta possa ser validada.
Normalmente, o paciente será primeiro atendido pelo Hausarzt (clínico geral), que então o encaminhará, se necessário, ao médico especializado.
O GKV cobre diversos serviços, entre eles: hospitalização, acomodação, fisioterapia, fornecimento de medicamentos vendidos apenas mediante receita médica, tratamentos terapêuticos, exames preventivos e saúde dental.
Com essas dicas, fica agora muito mais fácil se preparar para sua nova vida na Alemanha!
É importante lembrar, porém, que o bom andamento de suas consultas depende não só da formação do seu médico, mas também do seu conhecimento na língua alemã. Sem esse idioma, dar informações precisas sobre o seu caso é impossível, o que pode em muito prejudicar a qualidade de seu tratamento!
Mas não se preocupe, pois no Clube de Alemão você encontra a mais completa plataforma de ensino de alemão do mercado, composta por aulas diretas e exclusivas que ensinam, até mesmo, sobre o vocabulário de saúde! Está esperando o quê? Seu sonho de se tornar fluente nunca esteve tão próximo!
Tschüs!
Danke! Muito agradecida pela sua explanação!
Para o plano de saúde estatal (GKV), existe limite de idade?
Muito esclarecedor!!
Gratidão pelo excelente conteúdo.