Hallo, Leute! Wie geht’s?
A influência da cultura alemã vai além da língua e das pessoas: as marcas fundadas no país também desempenham um grande papel nessa divulgação cultural! Embora conheçamos seus produtos, muitas vezes desconhecemos as histórias por trás de seus nomes, que são uma parte importante da identidade de uma empresa.
Hoje, vamos te contar tudo sobre algumas marcas alemãs e os significados de seus nomes!
1. Volkswagen
Uma das marcas de automóveis mais conhecidas do mundo, a Volkswagen carrega uma mensagem já em seu nome. Ao combinar as palavras Volk (povo) e Wagen (carro), a Volkswagen se autodenomina “Carro do Povo”, referência aos veículos relativamente acessíveis da fabricante.
Curiosidade: sabia que sua pronúncia em alemão difere um pouco da brasileira? Leia nosso post sobre como pronunciar Volkswagen e muitas outras marcas alemãs apropriadamente!
2. Fanta
Vendida em mais de 200 sabores exóticos em inúmeros países, poucos conhecem a origem da linha Fanta de refrigerantes. Durante a Segunda Guerra Mundial, o comércio entre os Estados Unidos e a Alemanha foi interrompido. A filial alemã da Coca-Cola, sem os ingredientes do único refrigerante que produzia, criou uma nova bebida com ingredientes nacionais: a Fanta, abreviação de Fantasie (fantasia).
A Fanta se tornou um enorme sucesso no país e, muitos anos depois, uma marca mundial que até hoje encanta e refresca muitos ao redor do mundo.
3. BMW
A fabricante de carros de luxo BMW carrega informações interessantes em sua sigla. A Bayrische Motoren Werke (Fábrica Bávara de Motores) traz em seu nome o orgulho de sua fundação na Baviera, o maior estado alemão, cujas cores da bandeira também estão no logo da empresa.
Fundada em 1916 como BFW: Bayrische Flugzeug Werke (Fábrica Bávara de Aviões), a empresa se destacou na fabricação de motores de avião antes de entrar no mercado automobilístico em 1928.
4. Audi
Subsidiária da Volkswagen, o nome da fabricante de automóveis Audi vem de um inusitado jogo de palavras. O sobrenome do fundador August Horch se assemelha ao verbo alemão horchen (escutar). Traduzindo o imperativo horch para o latim, obtém-se audi.
5. Adidas e Haribo
Essas duas marcas vendem produtos bem diferentes, mas o processo de criação de seus nomes é o mesmo! Adolf Dassler, sapateiro, uniu seu apelido “Adi” às três primeiras letras de seu sobrenome, criando Adidas.
Já Hans Riegel, empresário, rebatizou a empresa de seus pais como Haribo, combinando as iniciais de seu nome e sobrenome (Ha e Ri) com as iniciais de Bonn, sua cidade natal.
Já pensou em trabalhar em uma empresa alemã, talvez até em uma da lista acima? Para isso, uma boa base na língua alemã é essencial. Com o Clube de Alemão, você encontra todo o material necessário para tornar esse sonho possível! Tá esperando o quê? Seu sonho de se tornar fluente nunca esteve tão próximo!
Amei o conteúdo
Muito bom
Maravilhoso esse artigo. De forma clara e eficiente me ensinou muito!🤓
Adorei, muito bom conteúdo
Sinto orgulho de ser origem Alemã Dillenburg. Povo trabalhador, inteligente, criativo.
Gostei muito do artigo. Todas as palavras realmente conhecidas no mundo inteiro. Eu não sabia que Audi e Haribo também são alemãs!
Eu não sabia que a marca adidas é de origem alemã. Obrigada! Eu gosto de conhecer e de saber os significados das palavras e suas origens. Muito útil essas informações. Parabéns!
Amei o conteudo