Hallo, Leute! Wie geht’s?
Como assim, a cerveja não é a bebida mais consumida na Alemanha? Você deve estar se perguntando isso agora, não é mesmo? Geralmente, quando se fala da Alemanha, se fala da cerveja e como ela faz parte da cultura. Porém, atualmente, ela não é a bebida mais consumida pelos alemães.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo site “statista.de” entre 2020 e 2022, cerca de 86% dos entrevistados (a partir de 14 anos de idade) consideraram a água como sua bebida favorita. Segundo o mesmo site, o consumo de água hoje em dia é dez vezes maior do que há 50 anos.
Alguns fatores que contribuem para esta resposta são: na Alemanha pode-se beber a água direto da torneira e a água no mercado é bastante barata e encontra-se variedade para todos os gostos.
Segundo a Agência Federal de Defesa do Consumidor e Segurança Alimentar (Bundesamt für Verbraucherschutz und Lebensmittelsicherheit – BVL) a água da torneira (Trinkwasser/ Leitungswasser) é segura para consumo, porque há leis que regulam sua qualidade e há órgãos públicos responsáveis pelo monitoramento e o fazem constantemente.
Apesar disso, também há uma grande quantidade de calcário na água de muitas regiões e por isso, em algumas casas costumam usar uma garrafa que filtra a alcalinidade da água ou compram água no mercado.
A água mineral engarrafada pode ser de três tipos e são indicadas nos rótulos das seguintes formas: sem gás (still), com bastante gás (normal, classic, klassisch) ou com um pouco menos de gás (medium). É muito importante prestar atenção a isso, pois os alemães consomem mais água com gás e isso influencia no que é servido em cafés e restaurantes. Se não gosta de água com gás, lembre-se de pedir “stillesWasser” ou “ohneKohlensäure” (água sem gás).
Outra coisa interessante sobre as garrafas, é que elas devem ser devolvidas em máquinas presentes nos mercados em troca de alguns centavos, isso se chama “Pfand”.
Junto da água há outra bebida mais consumida do que a cerveja: o café! Pois é, o café não é apenas um amor do povo brasileiro e grande parte do que é consumido na Alemanha é produzido no Brasil, na Colômbia e no Vietnam – o que eleva a variedade de café que pode ser encontrado por lá. Como a Alemanha é um país com um inverno bastante frio, bebidas quentes são muito apreciadas pela população.
Além de servir como fonte de calor, o café também oferece outras vantagens que o levam ao topo da lista como: aroma e sabor atraentes e agradáveis e o principal, a cafeína – que muito provavelmente é a maior responsável pela popularização dessa bebida.
E você, qual é a sua bebida favorita? Deixe um comentário compartilhando sua reação sobre essa notícia.
Bis zum nächsten Mal!