Hallo, Leute! Wie geht’s?
Sempre que aprendemos uma nova língua, temos a oportunidade de conhecer também uma nova cultura. Alguns aspectos culturais podem ser muitos diferentes e acabar causando uma certa estranheza. Queremos apresentar neste texto alguns comportamentos dos alemães (sem generalizar, afinal nem todo mundo é igual) que causam estranhamento para nós brasileiros. Vamos deixar de lado os clichês, como a pontualidade ou seu gosto pela água com gás, porque já abordamos estes temas anteriormente.
Comunicação direta
Com certeza existem outros aspectos da cultura alemã que podem nos surpreender. Um desses aspectos é a maneira direta e franca com que os alemães costumam se comunicar. Enquanto no Brasil é comum usar uma linguagem mais indireta e polida para evitar confrontos, na Alemanha, a comunicação direta é valorizada. Os alemães geralmente expressam suas opiniões de forma clara e objetiva, o que pode parecer rude para os brasileiros acostumados com uma comunicação mais sutil.
Privacidade
A privacidade é um valor fundamental na cultura alemã. Os alemães valorizam muito sua privacidade e, por isso, podem parecer reservados ou distantes para os brasileiros, que geralmente são conhecidos por sua natureza calorosa e extrovertida. Um exemplo deste apresso à privacidade era a ausência de grande parte do país na visualização de ruas (Street View) no Google Maps por mais de 10 anos. Apesar da mudança, ainda há muitas ruas que não estão disponíveis no Street View.
Esta imagem foi retirada de um vídeo do Youtube, no qual este homem discute com outro porque foi pego em uma gravação na rua. Então, muito cuidado ao filmar pessoas e suas casas na Alemanha.
Sonntag (domingo)/Ruhetag (dia do silêncio)
Além da privacidade, o silêncio também é muito importante para os alemães. Durante a semana, todos devem respeitar o silêncio a partir das 22h, sendo sujeito a multa caso seja denunciado por infringir a lei. Já aos domingos, a lei vigora o dia inteiro. Inclusive a maioria de mercados e lojas ficam fechados nesse dia. O domingo é um dia para aproveitar um passeio no parque ou em casa com a família e com os amigos.
Sinal vermelho para pedestres
Vamos concluir com um assunto que não deveria ser estranho, mas sabemos que nem todos respeitam isso no Brasil. O sinal vermelho para pedestres deve ser respeitado na Alemanha, sobretudo na frente de crianças. Não apenas para dar exemplo a elas, mas porque elas aprendem desde cedo a importância de esperar até que o sinal fique verde. Se você tentar atravessar uma rua na Alemanha, o sinal estiver vermelho para pedestres e tiver crianças por perto, você certamente irá ouvi-las gritar “rooooooot” (vermeeeeeelho).
Lembre-se sempre destes hábitos quando for à Alemanha, seja a passeio, trabalho ou estudo. Compreender aspectos culturais nos ajudam a evitar situações desagradáveis e/ou constrangedoras.
Já conhecia estes costumes? Tem algum para adicionar? Deixe-nos um comentário contando o que mais te choca na cultura alemã.
Auf Wiederlesen!