Hallo, Leute! Wie geht’s?
Você sabia que este ano comemoramos no Brasil os 200 anos da imigração alemã? Aqui no Blog do Clube de Alemão, não poderíamos deixar essa data tão importante passar despercebida! Venha com a gente conhecer um pouco mais dessa rica história!
A vinda ao Brasil
Em busca de consolidar a independência recém-conquistada, o Brasil precisava de novos habitantes, soldados e trabalhadores. Para suprir essa demanda, a coroa brasileira resolveu promover o país aos imigrantes europeus. Por isso, no início do século XIX, chegaram ao Brasil famílias italianas, espanholas e portuguesas.
No entanto, foram as famílias alemãs as primeiras a desembarcar em solo brasileiro, estabelecendo-se aqui em 1824, décadas antes de seus conterrâneos.
Os novos imigrantes foram majoritariamente direcionados às regiões Sul e Sudeste, onde formaram colônias numerosas e repletas de tradição. Algumas décadas depois, após a abolição da escravatura em 1888, o Brasil novamente necessitou de nova mão de obra.
A solução foi mais uma vez o trabalhador europeu. Devido ao crescente desemprego na Europa, mais de 25 milhões de europeus emigraram, dos quais 3 milhões vieram ao Brasil em busca de novas oportunidades.
Adaptando-se ao novo mundo
Após longas e difíceis viagens de navio, as famílias alemãs eram alocadas em locais favoráveis ao emprego, seja em centros urbanos ou no interior. Por influência de D. Leopoldina, esposa de D. Pedro I e oriunda de uma família austríaca, a coroa brasileira prometeu aos trabalhadores alemães vários benefícios, como cidadania, isenção de impostos, subsídios e até hectares de terra. Isso facilitou o estabelecimento de colônias onde a cultura e a língua alemã eram preservadas.
Inicialmente, parte da população brasileira encarou a instalação de estrangeiros com desaprovação ou temor.
Algumas colônias, inclusive, não se viam como parte do Brasil, pois nem a cultura brasileira nem o português eram presentes em seu cotidiano. No entanto, essa desavença foi se dissipando com o tempo.
Brasil e Alemanha: 200 anos de tradição
Embora a imigração alemã não tenha sido tão numerosa quanto a portuguesa ou a japonesa, é inegável a forte influência cultural que os alemães deixaram e continuam a deixar em várias regiões do Brasil através de seus descendentes.
No sul do país, por exemplo, sobrenomes como Müller e Schmidt são comuns e carregam consigo uma rica história familiar. Além disso, cidades como Blumenau e Pomerode, alimentos como o Chopp e o Pretzel, e festivais como a Oktoberfest são grandes testemunhos do legado alemão no Brasil.
Já se imaginou podendo se comunicar em alemão com nativos? No Clube de Alemão, você pode realizar esse sonho!
Com as melhores videoaulas do mercado e materiais dinâmicos, o Clube de Alemão te ajuda a alcançar a fluência com facilidade e diversão. O que está esperando? Seu sonho de ser fluente nunca esteve tão perto!
Tschüs!